terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Reflexão


QUEM É VOCÊ?

Esses dias lembrei-me de uma dinâmica simples, muito comum de ser realizada em vários grupos como uma forma de apresentação. Quem nunca teve que falar para um grupo seu nome e o que gosta? Ou ainda, quem nunca teve de responder à pergunta: "Quem sou eu?".

Parece algo simples de se fazer, afinal, falar de si não deveria ser algo dificil, pois, teoricamente, cada um conhece bem a si mesmo. No entanto, muitas pessoas sentem pavor em responder a perguntas como essas. Embora a timidez possa ser um fator importante que contribui para a dificuldade para falar de si a um público, ela não é determinante em grande parte dos casos. 
Falar sobre quem somos ou do que gostamos pode ser uma tarefa difícil por implicar, dentre outras coisas, em falar também de forma indireta sobre a nossa identidade, afinidade, motivações, sentidos, valores, escolhas e satisfações.

Se esses pontos não estiverem claros ou fizerem sentido para nós mesmos, tendemos a nos sentir inseguros e frágeis em assumir frente ao outro o que construímos ou vivemos até então. Dessa forma, é possível experimentar incômodos, constrangimento, sentimento de inadequação, incapacidade ou vazio; tornando a tarefa algo extremamente desgastante.

Algumas pessoas chegaram até mim justamente pelas questões que surgiram a partir dessa experiência de estranhamento diante da própria reação nas situações que pediam para falar ou escrever sobre si mesmo. Afinal, se na nossa vida não conseguirmos falar sobre nós mesmos, conseguiremos falar sobre o quê?

Glenda Almeida Pratti
Psicóloga e Psicanalista
CRP16/2363