Serviços

  • 1) ENTREVISTA INICIAL;
  • 2) AVALIAÇÃO TÉCNICA;
  • 3) ATENDIMENTO CLÍNICO PSICOLÓGICO (CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS);
  • 4) ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO (INDIVIDUAL, CASAL E FAMILIAR);
  • 5) ORIENTAÇÃO DE PAIS
  • 6) ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL
  • 7) OFICINAS TERAPÊUTICAS (INFANTIL E ADULTO);
  • 8) ASSESSORIA PSICOLÓGICA INSTITUCIONAL.


APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos uma questão profissional tem me inquietado bastante, ela diz respeito a falta de informações técnicas que os pacientes encontram sobre os serviços que são competência do profissional que se forma em psicologia e se presta a atuar no contexto clínico.

Acho de fundamental importância que o cliente ou paciente tenha acesso a informações que o auxiliem a tomar a decisão tanto de procurar um profissional por iniciativa própria, quanto na escolha de um profissional a partir do encaminhamento de um médico ou de uma instituição.

Desse modo, preparei uma descrição com informações gerais dos serviços que ofereço enquanto profissional com formação em psicologia, especificando também minha atuação como psicanalista. 



DIFERENÇA ENTRE DEMANDAS DE ATENDIMENTO EM PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

Na minha atuação como psicóloga e psicanalista atendo dois tipos de demanda: a demanda para os serviços técnicos de psicologia e a demanda para atendimento clínico. Como profissional com formação em psicologia sou habilitada a exercer todo o tipo de serviços técnico passível de ser exercido pela psicologia, contudo, escolhi como foco da minha atuação profissional A AVALIAÇÃO CLÍNICA, a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL, o ATENDIMENTO CLÍNICO PSICOLÓGICO e ASSESSORIA INSTITUCIONAL.

Os serviços de ATENDIMENTO CLÍNICO PSICOLÓGICO, ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO E ORIENTAÇÃO DE PAIS, configuram-se como modalidades de atendimento clínico que compõem o que chamo de TRATAMENTO DAS QUESTÕES PSICOLÓGICAS. Todo profissional da psicologia que exerce atendimento clínico em sua prática possui uma ABORDAGEM TEÓRICA que orienta a sua conduta. A abordagem teórica que fundamenta o meu olhar clínico é a PSICANÁLISE. O "tratamento" das questões psicológicas a partir de uma abordagem psicanalítica não visa resolver problemas em uma perspectiva utilitarista. Para a psicanálise, diante das dificuldades e questões que o paciente apresenta, nem sempre se trata de "saber fazer" alguma coisa em relação a esse problema, pois muitas vezes o paciente já sabe o que deve ou o que poderia fazer em relação ao seu problema, porém não consegue; ou ainda não se permite conseguir fazer alguma coisa em relação à sua questão. Alguns pacientes encontram-se paralisado por não entender o problema ou questão que se apresenta a ele e precisam de ajuda para conseguirem sair do lugar. Desse modo, muitas vezes na escuta psicanalítica trata-se de entender do que não se sabe e também de entender as causas desse não saber que originam a dificuldade ou questão que o paciente apresenta.

Abaixo está a relação de serviços que presto em meus consultórios e em instituições; a seguir, apresento uma descrição geral sobre o modo como eu entendo e exerço cada um dos serviços.



DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 

1) ENTREVISTA INICIAL

Ocorre na primeira sessão de atendimento. Na entrevista inicial o paciente relata seus problemas, questões, dificuldades ou necessidades. Na entrevista inicial a demanda apresentada pelo paciente é analisada e são estabelecidos os primeiros acordos entre paciente e profissional. Após a escuta do relato do paciente são discutidos horários de encontro e valores relativos as próximas sessões de atendimento. A sessão de entrevista inicial possui um valor fixo e diferenciado das demais sessões de atendimento. O valor das sessões posteriores a entrevista inicial e são negociadas pessoalmente com o paciente.

2) AVALIAÇÃO TÉCNICA

Estou chamando de avaliação técnica a avaliação que e realizada a partir de um número determinado de sessões /entrevista com o paciente e ou responsáveis, ou que é realizada dentro de um período determinado e que tem como objetivo a investigação de uma questão específica ou uma hipótese levantada por um profissional de outra área ou instituição. Esse tipo de avaliação gera como produto um documento que pode ser um laudo, parecer ou relatório de atendimento. Neles são relatadas as observações, instrumentos utilizados para avaliação e as conclusões do profissional sobre o caso analisado.

2.1) Avaliação psicológica para crianças e adolescentes (Investigação sobre a hipótese de alguma questão psicológica) - Compõem-se de uma sessão de entrevista inicial; algumas sessões de entrevista com os pais ou responsáveis para obtenção de informações sobre as condições de nascimento e desenvolvimento da criança/adolescente; e sessões de observação e avaliação com a criança. Após o período de avaliação é realizada uma sessão com os responsáveis na qual são comunicados os resultados da avaliação. Em geral, o processo tem duração de três a quatro meses e tem como produto um documento no qual são relatadas as observações e conclusões construídas durante o processo.

2.2 - Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica - É um tipo de avaliação que compõem-se de 5 a 7 sessões de entrevista e que tem por objetivo avaliar/ analisar as condições psicológicas do candidato à cirurgia.

3) ATENDIMENTO CLÍNICO PSICOLÓGICO

Popularmente conhecido como "terapia" ou tratamento psicológico, caracteriza-se como sendo o tratamento das questões psicológicas que se referem ao quadro clínico que o paciente apresenta. O atendimento clinico visa a análise de alguma questão psicológica ou o tratamento de alguma condição psicológica que esteja incomodando e/ou atrapalhando o paciente na condução das suas atividades cotidianas. A demanda por atendimento psicológico clínico pode der espontânea (quando a iniciativa parte do próprio paciente) ou por indicação profissional (quando o encaminhamento é realizado por um profissional da saúde ou institucional, tais como a empresa onde trabalha, escola etc.).

Os problemas psicológicos possuem reflexo no corpo e na mente. Suas manifestações podem variar desde pensamentos obsessivos à paralisia física; podendo até incapacitar temporariamente um indivíduo para suas capacidades cotidianas, como acontece nos casos de fobia, pânico e depressão.

As sessões para o tratamento psicológico são oferecidas quando avalia-se que os problemas enfrentados pelo paciente têm base psicológica. São fatores que podem desencadear problemas psicológicos:

a) questões presentes ao longo da história do desenvolvimento psicológico do indivíduo, tais como: a presença de traumas ocorridos ao longo da infância e adolescência;

b) dificuldade em entender e/ou lidar com os próprios sentimentos, emoções e/ou pensamentos;

c) presença de conflitos dos quais o paciente não consegue sair;

d) enfrentamento de problemas de saúde (diagnóstico de doença grave ou desempenho de função de cuidador de familiar com doença terminal); dentre outros.

No corpo, alguns sintomas também podem significar o reflexo de uma questão psicológica, como por exemplo:

a) Inibição de alguma função biológica – Nesses casos o paciente fica impossibilitado de realizar alguma dessas funções: dormir, comer, beber, defecar (“prisão de ventre” severa), ter desempenho sexual etc.

b) Sensação de falta de controle de alguma função biológica – Nesses casos, o paciente experimenta a sensação de “descontrole” e “anormalidade” de uma ou mais funções biológicas como fezes, urina, respiração ou batimento cardíaco, mas que, no entanto, não ocorre de fato.

c) Presença de doença psicossomática – Manifestam-se por sinais físicos, tais como: aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito e palpitações, tremores, suor excessivo, boca seca, dor no estômago, náusea, dor nas costas, respiração rápida; mas que são provocados ou agravados por problemas psicológicos.

O tratamento clinico psicológico compõe-se de duas etapas: na primeira, são realizadas sessões de entrevista (Avaliação preliminar) e na segunda fase são realizadas sessões de "intervenção" nas quais são trabalhadas as questões que surgiram na etapa de avaliação preliminar.

4) ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

É indicado quando outro profissional, instituição (ou até mesmo o próprio paciente) avalia como importante que o paciente seja acompanhado por um profissional da psicologia durante uma determinada situação ou momento de sua vida. Um paciente pode inicialmente buscar sessões de orientação profissional ou vocacional, mas apresentar um tipo de demanda que remete ao acompanhamento psicológico. O acompanhamento psicológico é indicado quando o paciente precisa principalmente de um suporte para ultrapassar uma determinada fase de sua vida, como por exemplo a fase de vestibular, a gestação, o período de desintoxicação de alguma droga (cigarro, álcool). O acompanhamento pode também ser indicado como parte complementar do tratamento medicamentoso em casos como os de pânico ou depressão; ou ainda, pode ser indicado para caso de pessoas com necessidades especiais. Casais ou famílias com dificuldades também podem se beneficiar do acompanhamento psicológico.

5) ORIENTAÇÃO DE PAIS

O serviço de orientação de pais e familiares possui várias funções, dentre elas incluem-se: a análise diagnostica da dinâmica e estrutura familiar; auxiliar os pais e/ou familiares a compreender se existem questões pessoais influenciando na sua conduta em relação à sua família; orientar os pais quanto as implicações das condutas que estão assumindo frente aos problemas do filho e/ou da família; auxiliar na construção de uma espaço de diálogo entre os membros da família e também na identificação de quais obstáculos estavam obstruindo o caminho para a construção desse espaço; auxiliar na identificação dos motivos das dificuldades que os pais encontram em exercer o seu papel; prestar suporte psicológico a pais e/ou familiares no enfrentamento de questões específicas, tais como: separação, dependência química, episódios de agressão, adoecimento de familiar etc.

As sessões de orientação familiar são uma ferramenta valiosa para intervenção e construção do diagnóstico de crianças e adolescentes, sendo muitas vezes determinantes para o sucesso do tratamento.

6) ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

É um trabalho que visa auxiliar o estudante ou profissional a lidar com as questões relacionadas a vida vocacional e profissional. Nem sempre as questões encontradas no processo de escolha profissional estão relacionadas a dificuldades de perceber ou reconhecer as próprias capacidades e habilidades. Muitas vezes crenças, valores e preconceitos construídos ao longo de sua história pessoal e familiar podem interferir na escolha ou no desejo se seguir uma determinada carreira.

6.1 Orientação vocacional – A orientação vocacional geralmente é realizada com estudantes que ainda não ingressaram no mercado de trabalho e que apresentam dificuldades para fazer a sua escolha. É um trabalho de escuta que, dentre outras coisas, auxilia o estudante a diferenciar o que de fato é uma questão para ele (estudante) daquilo que representa uma questão para outras pessoas. A orientação vocacional pode ser realizada individualmente ou em grupo. Comparada com a orientação profissional, diferencia-se por ser um tipo de trabalho um pouco mais focal e objetivo, embora não menos complexo. O número de sessões de tratamento varia conforme as especificidades de cada caso.

6.2 - Orientação profissional: Visa auxiliar aquele que já iniciou sua vida profissional e está sofrendo com dificuldades relacionadas à ela. Dentre essas dificuldades é possível destacar a falta de identificação com o trabalho, dificuldade em estabelecer uma carreira profissional, dificuldade em permanecer em empregos, dentre outros. A orientação profissional também pode ser realizada como um suporte para aqueles que estão buscando recolocação no mercado de trabalho ou mudança de área de atuação. Geralmente esse tipo de trabalho é realizado individualmente com o paciente mas pode também ser realizado a partir de um grupo de apoio. O número de sessões de tratamento varia conforme as especificidades de cada caso.

7 – OFICINAS TERAPEUTICAS DE ARTE

As oficinas terapêuticas são espaços de fala e escuta que se configuram a partir da realização de uma atividade artística. Qualquer atividade de expressão artística só se realiza a partir do estabelecimento de um dialogo consigo mesmo. O processo produtivo se compõe a partir de escolhas que revelam preferências, desejos, afinidades. Representar artisticamente implica em sustentar o desejo sobre um determinado posicionamento frente ao mundo. É suportar a nossa própria diferença e singularidade numa tentativa de superar a finitude.

Nem sempre somos fieis aos nossos sentimentos, pensamentos, crenças e percepções. Muitas vezes damos mais importância ao que ouvimos do outro e esquecemo-nos de ouvir a nós mesmos. As oficinas terapêuticas têm como objetivo promover reflexões sobre como lidamos com o que sentimos. É um espaço de fala, pois propicia o diálogo do participante com ele mesmo durante o ato da expressão artística. É um espaço de escuta, pois propicia que o participante ouça suas próprias percepções sobre a composição a ser realizada e também sobre o ato de compor a obra.

Muitas vezes nos questionamos sobre porque não somos ouvidos e compreendidos pelo outro, sem se perguntar se estamos ouvindo e compreendendo a nós mesmos. A arte possibilita a abertura de um canal de diálogo que permite o estabelecimento desse e de outros questionamentos sobre o modo como lidamos consigo, com os outros e com o mundo.

As oficinas terapêuticas são realizadas com atendimento em grupo ou individual. Podem participar das oficinas crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sendo que o atendimento em grupo é separado por faixa etária. Atualmente são realizadas oficinas de pintura, mosaico e expressão escrita e expressão oral.

7.1 - Oficinas terapêuticas (crianças): Realizada com grupos de no mínimo 2 crianças e no máximo 4. Os recursos da oficina são desenho, pintura, mosaico e massa de modelar. Objetivo criar, recriar elaborando conteúdo. Frequência semanal.

7.2 - Oficinas terapêuticas (adultos): Realizada com grupos de no mínimo 02 adultos e no máximo 10 adultos. Os recursos da oficina são desenho, pintura, mosaico e poesia. Espaço para fala e elaboração das questões. Cura pela criação. Frequência semanal.

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