segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dificuldades com vestibular e processos seletivos nem sempre são uma questão de conteúdo ou de aprendizagem


 Por: Glenda Almeida Pratti

Apresentar um desempenho satisfatório no vestibular ou em algum processo seletivo nem sempre é apenas uma questão de conteúdo ou de aprendizagem.

Às vezes, por mais que o aluno tenha estudado e domine o conteúdo da prova, ele não consegue obter o desempenho esperado chegando até a apresentar um desempenho similar ao de alguém que não se preparou. 

Quem nunca ouviu falar do famoso “branco” na hora da prova; dos esquecimentos de documentos e dos atrasos que, além de causarem impacto na execução da prova prejudicando o rendimento do aluno, podem até fazer com que ele perca o exame, como todos os anos assistimos nos telejornais de todo país ao desespero de centenas de vestibulandos que ao chegarem aos seus locais de provas encontram os portões fechados. 

Para alguns olhares pode até parecer absurdo e fora de lógica estudar e não tirar boas notas, ou se preparar o ano inteiro e no dia do exame perder a prova por chegar atrasado, contudo, são situações mais comuns do que a maioria das pessoas pensam e podem trazer enorme sofrimento para aquele que as experimentam.

Existem fatores que podem influenciar o desempenho do aluno em processos seletivos tais como: a cobrança familiar; o sentimento de obrigação de apresentar bom desempenho em função das próprias expectativas e de terceiros; a dificuldade em dizer não; a dificuldade de fazer as próprias escolhas e a escolha de um curso por motivos outros que não o próprio desejo.

O importante nesse sentido é o aluno tentar se perguntar sobre o que representa para ele passar em um determinado processo seletivo refletindo sobre o porquê e o para quê fazer o curso. Por que e para quê ele precisa passar nesse curso e não em outro? O que mudará em sua vida? Quais são suas expectativas sobre o curso? Mas principalmente, é importante que o candidato se questione se ele fez essa escolha por causa dele ou por causa de outra pessoa? 

A dificuldade em responder a perguntas como essas podem sinalizar de que há alguma questão anterior que precisa ser respondida para que o candidato possa fazer a sua escolha com tranquilidade. Assim, os “brancos” e os “esquecimentos” talvez não sejam apenas reflexos de uma simples desatenção ou do nervosismo, mas sim, indicadores de que existe algo não resolvido para se considerar.