Atendimento à crianças


O processo de avaliação psicológica começa desde o primeiro contato, mesmo que esse tenha ocorrido ao telefone e se estende para as demais interações que se estabelecem entre o responsável que procura atendimento para a criança, os demais familiares, a instituição que realizou o encaminhamento da criança (quando é o caso), a própria criança e o profissional que irá acolher essa demanda. A partir dessa análise, identifica-se qual a condução mais adequada ao tratamento e esta é comunicada aos responsáveis.O primeiro passo para o tratamento psicológico infantil é a escuta da queixa inicial. Queixa inicial é o nome dado ao relato da questão ou situação que levou o responsável a procurar atendimento para a criança, ou em alguns casos, que fez com que a criança manifestasse o desejo de ser atendida. A escuta da queixa inicial ocorre a partir da entrevista de avaliação que é realizada com os pais ou um responsável pela criança. O objetivo dessa primeira etapa é compreender a dinâmica social e familiar na qual a criança está inserida e as circunstâncias sob as quais se configurou a demanda por atendimento. Para isso, leva-se em consideração o desenvolvimento físico, cognitivo e sócioemocional da criança relacionando-o com o relato das condições sob as quais esse desenvolvimento ocorreu.

Como parte do tratamento, é comum a indicação de sessões de orientação familiar tendo em vista que muitas vezes as questões que se revelam a partir do comportamento da criança sinalizam questões anteriores presentes na dinâmica familiar e que precisam ser trabalhadas durante o tratamento. Assim, ao longo do tratamento a participação dos pais ou responsáveis pela criança é de importância fundamental.

Terminada a fase de avaliação, os resultados parciais são comunicados aos responsáveis pela criança bem como a proposta de atendimento. Caso concordem com o atendimento é feito um contrato verbal para o tratamento. Para o início da realização do atendimento psicológico é de fundamental importância o estabelecimento de alguns acordos que configuram o contrato verbal entre as partes. Este se caracteriza pela definição das condições do tratamento como horários para atendimento, número de sessões semanais, valores, faltas etc. Quando se trata de crianças o contrato é estabelecido com o responsável. Se as partes estiverem de acordo inicia-se o tratamento.


Autora: Glenda Almeida Pratti
Psicóloga, Mestre em Psicologia e Psicanalista.





















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