Atendimento à adultos



A primeira etapa para o início do tratamento é o agendamento da avaliação inicial do quadro. A avaliação é composta por algumas sessões de entrevista nas quais o paciente relata as questões por ele apresentadas, suas condições atuais, situações vivenciadas, circunstâncias nas quais foi tomada a decisão de busca por atendimento etc. A avaliação é uma etapa fundamental do tratamento e tem a função de analisar e identificar o tipo de demanda que é apresentado ao profissional. Com base nessa avaliação será realizada a indicação para o tratamento.

O tratamento Psicanalítico ou a Análise é indicado ao paciente quando este apresenta alguma questão a ser trabalhada por meio do processo analítico, isto é, quando há o desejo para compreender alguma questão que se coloca ao paciente podendo esta ser relacionada a um sintoma; ao modo como ele lida alguns problemas; a como ele se coloca em determinadas situações; a uma condição a qual ele se encontra; a uma circunstância da vida; dentre outros.

O atendimento psicológico voltado à prestação de serviços técnicos específicos da Psicologia, tais como: avaliação para cirurgias, acompanhamento, orientação vocacional e assessoria psicológica podem ser indicados nos casos onde não há demanda para Análise. No entanto, é preciso ressaltar que só após a avaliação é possível especificar qual a conduta a ser adotada para cada paciente, tendo em vista que em alguns casos não há demanda a ser atendida.

Terminada a fase de avaliação, os resultados parciais são comunicados ao paciente bem como a proposta de atendimento. Caso o paciente concorde com a proposta, é feito um contrato verbal para a formalização do tratamento. O contrato verbal se caracteriza pela definição das condições do atendimento, tais como: horários, número de sessões semanais, valores, faltas etc. Após a formalização do contrato, o tratamento pode ser iniciado.


Autora: Glenda almeida Pratti
Psicóloga, Mestre em Psicologia e Psicanalista.








Nenhum comentário: