O psicólogo clínico


O psicólogo clínico atua em consultórios de psicologia. Nesses espaços ele desenvolve trabalhos de escuta e intervenção pautados em orientações teóricas, tais como a psicanálise, gestalt, cognitivo-comportamental etc. O modo como as intervenções são realizadas irá depender do tipo de orientação teórica seguida pelo psicólogo em seus atendimentos.

As intervenções psicológicas têm como principal recurso a palavra, tanto no que se refere à sua escuta quanto à sua fala.

A escuta psicológica é uma escuta diferenciada que se fundamenta no estabelecimento de uma ética. Esta se configura através do vínculo entre o psicólogo e cliente e do sigilo profissional que garante que seus relatos permanecerão resguardados.

A partir das entrevistas iniciais, o psicólogo clínico acolhe a demanda apresentada pelo cliente através de uma escuta compreensiva. As intervenções visam apontar para o cliente as questões que porventura possam estar dificultando a tomada de decisão ou a compreensão de alguns processos que estejam presentes em sua vida. Dessa forma, o acompanhamento psicológico fornece apoio para que o cliente possa lidar com essas questões e processos.


Autora: Glenda Almeida Pratti
Psicóloga, Mestre em Psicologia e Psicanalista









Nenhum comentário: